sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Pratos Culturais

O CEBICHE



A algum tempo venho pesquisando, meio que empiricamente sobre as relações existêntes entre a culinária e a cultura dos povos. Os hábitos alimentares de um povo ou parte dele, revelam com riqueza de detalhes hábitos, costumes cultura e em até certo ponto a meneira de pensar.


O clima, relevo e o posicionamento geográfico influenciou os hábitos alimentares dos povos ao redor do mundo. Até aqui no nosso pais vemos nitidamente essas diferenças nas várias regiões que percorremos. As carnes, condimentos, formas de preparo estão intimamente ligados ao modo de viver de cada região.


Nessa sexta feira gostaria de apresentar um prato típico Peruano, mais precisamente da região costeira, sobretudo em Lima. O Cebiche ou Ceviche, poderia ser considerado um prato exótico para nossos padrões brasileiros, mas é delicioso e considerado no Peru o "prato nacional".

O prato é composto de Peixe (normalmente o linguado ou badejo, ou qualquer outro peixe de carne firme e branca) marinado em sumo de limão com cebolas alho. Pode ser feitos com ostras e camarão também.


O camote (amarillo ou morado), um dos mais de dois mil tipos de batatas Peruana, que pode ser facilmente substituida pela nossa batata doce, que tem o sabor semelhante mas textura diferente e; o Choclo (milho), O milho peruano tem os grãos muito maiores que o nosso mas dá para passar bem com nosso milho tradicional mesmo.


Há que se fazer uma consideração sobre a variedade de batatas do Peru, alias um fato desconhecido da maioria das pessoas é que a batata é originária do Peru!! Isso mesmo!! a batata não é Inglesa como muitos pensam! E no Peru existem mais de dois mil tipos de batatas.

Os colonizadores espanhois levaram a batata para a Europa e as cultivaram. O que seria da culinária Inglesa e Alemã sem esse ingrediente Sulamericano???



O ponto forte do Prato é a pimenta Peruana, o Rocoto, uma pimenta da família do Pimentão, largamente cultivada na Região andina.

Com muito esforço, no método da tentativa e erro, eu e minha esposa conseguimos cultivar aqui no brasil alguns pés e depois de quase dois anos obtivemos os primeiros frutos. Vai bem com qualquer prato, tem um picante suave e saboroso. É o ponto forte do Cebiche, mas pode ser consumida recheada com carne e queijo e levadas o forno, ficam maravilhosas.

Logicamente que nosso post visa comentar sobre as nuances e peculiaridades do prato, e não fornecer uma receita de preparo, mas quem se interessar ou arriscar pode buscar facilmente na internet, inclusive em sites brasileiros. A batata e o milho podem ser tranquilamente substiuidos....o grande problema é quanto ao rocoto, ja fiz diversas experiências com nossas pimentas, mas elas comprometeram significativamente a originalidade do prato. A que mais levemente se assemelha seria a pimenta "dedo de moça"


Com a Ressalva de que necessita ser usada com mais parcimônia por ser bem mais "forte" que o rocoto.
O prato vai bem como entrada ou principal, acompanhado de um bom vinho branco, ou quem sabe até mesmo uma cerveja bem gelada. O Cebiche ao contrário da cerveja, deve ser apreciado sem moderação!!