terça-feira, 26 de julho de 2011

O “homo escrotus” e o trânsito.


"Saio para um bar à noite, “encho a cara” de álcool, no meu trajeto de volta para a casa, que é alguma coisa em torno de 15 quilômetros; dirijo perigosamente, a chance de que eu não seja parado por uma blitz é de 90%; mesmo sendo muito azarado e caia numa blitz, posso ter uma “conversinha” com o guarda ou policial e tenho somado a isso mais 5% de chance de pagar uma cervejinha e ir embora tranqüilo. Até agora estou com 95% de chance de me dar bem!!

Ainda restaram 5% de chance de me dar mal. Suponhamos que eu caia em uma blitz, que a propina não funcione e me levem para a delegacia, se eu tiver um tio, irmão, pai ou mãe importante, tenho 50% de chance de só tomar uma bronca do delegado e ir embora, agora só me restam 2,5% de chance de me dar mal. Eu nasci com muita falta de sorte e aconteceu! Me dei mal! Vou só pegar uma multinha e ter o direito de dirigir suspenso por um ano! Ah! Mas é lógico que eu vou dirigir sem carteira, porque as chances de eu ser pego são as mesmas, ou seja, pouquíssimas. Mas eu sou um cara completamente, absurdamente azarado, cagado de urubu, pisei em rastro de corno! Eu estava com mais de 6 decigramas de álcool no sangue!!! Me ferrei!!

Que nada!! Na teoria só da detenção de 6 meses a 3 anos, multa e proibição de dirigir!! Na prática vou responder em liberdade porque para tal crime não cabe prisão temporária nem preventiva. Sou réu primário e mesmo admitindo a remotíssima possibilidade de ser condenado, o juiz vai aplicar uma pena alternativa, vou pagar umas cestas básicas e fica tudo em ordem. Vou voltar para rua, continuar dirigindo bêbado, sem carteira e contando com a sorte – Afinal, sou brasileiro e não desisto nunca! - Mesmo um cara completamente sem sorte como eu, ser pego por crime de trânsito é mais difícil que ganhar na mega-sena acumulada do ano novo! De qualquer forma, seja qual for o resultado, vou terminar minha noitada na cama, curando minha ressaca!"

Tá explicado porque o trânsito brasileiro mata mais de 40 mil pessoas por ano, falta de educação, de consciência e o mais grave! A CERTEZA DA IMPUNIDADE! O exemplo acima reflete a mentalidade da maioria dos brasileiros que causam acidentes no trânsito, funciona para o álcool, que é responsável por mais de 70% dos acidentes, mas também para o excesso de velocidade, para o desrespeito a sinalização, da faixa de pedestre, da faixa contínua do semáforo, etc.