quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Porque essa vitória é tão importante para nós?















Quem conhece um pouco da cultura norte americana sabe que esse é um momento histórico para os EUA, mas acima de tudo para o mundo!!! Porque a vitória de Obama representa muito mais que uma vitória nas urnas, é uma vitória de ideologia, da mudança e a derrubada de um grande paradigma.

Por ser negro, origem pobre, descendente de africanos e muçulmanos por si só já seria um feito extraordinariamente grande para Obama, mas se isso não bastasse, derrotou um candidado branco, rico, militar, heroi de guerra, um ícone da cultura dos EUA, isso tudo num pais que até então demonstrava um racismo exacerbado e escancarado.

Obama mostra ao mundo que a mudança é possível, que o impossível acontece . Luther king e Kennedy lutaram contra a segregação racial, após isso surgiu uma elite de negros ilustrados e triunfadores, elegantes, ricos, com maior presença nas universidades, na televisão, na política e até em holywood. Surgiu Colin Powell, o primeiro secretário de estado negro, Parece que esse esboço de mudança se consolida com o Barack Obama e serve de exemplo para o resto do mundo. A mudança!!! é preciso!! é preciso derrubar velhos preconceitos, velhas ideias e construir (no caso dos EUA Reconstruir) sua identidade. E a juventude, ah!! a juventude, essa que parecia estar em estado de letargia depois de muito lutar pelos idéais e depois de muitas conquistas importantes no passado, acorda com vigor e disposição, precisamos acordar nossa juventude deste lado de cá!! Cadê os jovens que enfretavam a ditadura militar? onde estão os jovens que derrubavam presidentes em nome da democracia? Essa é a chave!! A democracia!!! o governo pelo povo, precisa de um povo comprometido e engajado no processo de construção e consolidação de um pais, mesmo lá onde a democracia parece ser tão sólida ainda há muito por fazer! VIVA BARACK OBAMA e tudo que ele representa para o povo americano e para o mundo.
PS: Aqui não temos Barack Obama........mas temos o Barack Obina!!! ;)