segunda-feira, 13 de junho de 2011

MINISTÉRIO DA EXTERMINAÇÃO DA CULTURA!


Livro didático de língua portuguesa adotado pelo MEC (Ministério da Educação) ensina aluno do ensino fundamental a usar a “norma popular da língua portuguesa”.

O volume Por uma vida melhor,da coleção Viver, aprender, mostra ao aluno que não há necessidade de se seguir a norma culta para a regra da concordância. Os autores usam a frase “os livro ilustrado mais interessante estão emprestado” para exemplificar que, na variedade popular, só “o fato de haver a palavra os (plural) já indica que se trata de mais de um livro”. Em um outro exemplo, os autores mostram que não há nenhum problema em se falar “nós pega o peixe” ou “os menino pega o peixe”.

E mais: segundo os autores, o estudante pode correr o risco “de ser vítima de preconceito linguístico” caso não use a norma culta. O livro da editora Global foi aprovado pelo MEC por meio do Programa Nacional do Livro Didático.

Eu jamais imaginei que os alunos brasileiros precisassem de um livro para falar e escrever errado, na verdade nossos alunos já são mestres nesta arte! Isso se aprende na rua, não precisa de livro; quanto ao preconceito, se existe algum é justamente por parte do MEC que acredita na incapacidade do aluno em aprender as normas da língua culta! Acreditando nesta incapacidade incentiva a banalização da língua, justamente num país que tem como ídolo (para muitos) um governante semi-alfabetizado que enaltece a ignorância. Nessa contramão da cultura, nesse desserviço que o MEC presta a nossa educação e cultura só nos resta lamentar profundamente. Além de uma juventude idiotizada como a que vemos todos os dias na escola, teremos no futuro homens idiotas e analfabetos funcionais, que não serão capazes de prestar sequer um vestibular (já que o vestibular e concursos continuam cobrando o conhecimento da norma culta).