segunda-feira, 4 de julho de 2011

Restaurante Bataclan - Ilheus,Ba


Para quem pretende conhecer a costa do cacau, especificamente a graciosa cidade de Ilhéus tão famosa e difundida nas obras do escritor Jorge Amado, não deixe de visitar o Restaurante que funciona no centro cultural Bataclan na Avenida 2 de julho no centro da cidade.

O Bataclan foi um cabaré e cassino que serviu de inspiração e de vários cenários para o escritor Jorge Amado em sua obra Gabriela, cravo e canela e Terras do sem fim. Local freqüentado pelos coronéis do cacau do século XIX, servia como ponto de encontro e de diversão dos homens importantes, mulheres, mágicos, boêmios viajantes e negociantes do mundo inteiro e mais especificamente da Europa visitavam o local. A partir da década de 30 o local foi desativado, ficou por muito tempo abandonado e em ruínas; em meados da década de 90 foi restaurado pela prefeitura local em parceria com a Petrobras e transformado em um centro cultural.

O ponto alto do local é seu restaurante, em uma visita despretensiosa pudemos constatar a qualidade gastronômica do local, serviço muito bom e uma adega fabulosa além de ambiente acolhedor.