terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Os nossos representantes


"Ao menos 59 dos 513 deputados federais que tomam posse nesta terça-feira (1º/02/2011) chegam à Câmara na condição de réus em ações penais, ou seja, respondem a processos nos quais são acusados de crimes em 61 tribunais, entre eles o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF).Juntos, os 59 deputados do levantamento deste ano respondem a pelo menos 92 processos – em alguns casos, o deputado é acusado pelo Ministério Público por mais de um crime. A maioria das acusações se refere à administração pública, como crime contra a Lei de Licitações, peculato (quando o funcionário público se apropria de bens ou valores públicos) e corrupção. Há ainda casos de crime contra o sistema financeiro, crimes eleitorais e até crimes contra a pessoa, como homicídio e lesão corporal."
Fonte: G1.
No que pese existir em nosso ordenamento jurídico o princípio da presunção de inocência, ou seja, de que ninguém será considerado culpado até a decisão da sentença trasitado em julgado, pelo menos esses 59 deputados têm contra si fortes inícios de prática de crimes. E para representar o povo no processo democrático, a questão vai muito além de ser culpado ou não de qualquer crime, para o representante do povo não pode pesar contra si, nem mesmo a suspeita, o indício de cometimento de crimes. A nossa classe política tem que ser honesta e translúcida como o cristal. Um candidato que responde processo criminal já carrega em si a mácula, a nódoa que o incompatibiliza para o cargo público. Além disso, agora com foro privilegiado seus processos "subirão" para o STF e sabe la Deus quando serão julgados....se é que serão julgados!!!
Um simples mortal, que pretende ocupar um cargo através de concurso público, passa, em algumas funções, por uma rigorosa investigação social, onde um simples título protestado lhe tira a esperança de ocupar a vaga, um processo criminal então, nem pensar para as carreiras policiais. Mas para a nossa classe política tudo é válido e além de tomar posse ainda têm foro privilegiado, o que não deixa de ser um certo benefício......vai tentar entender essa nossa democracia!!!!