quinta-feira, 14 de julho de 2011

Porque somos corruptos?

A teoria que explica que corrupção generalizada do Brasil iniciou-se, em grande parte pelo modelo de colonização é muito interessante, a primeira vez que tomei conhecimento dessa teoria, foi numa entrevista do escritor João Ubaldo Ribeiro e ao que me parece ele foi o precursor da difusão dessa idéia.

Notem que não me refiro apenas à corrupção na esfera política, me refiro também à corrupção e desonestidade do dia a dia, do povo, do cidadão, do fura-fila, do cara que quer dar um jeitinho em tudo, da propina, do troco que recebemos a mais, da multa que não queremos tomar, da contra-mão no final de semana, do pequeno suborno ao guarda de trânsito, do avanço do sinal vermelho, de não parar na faixa para o pedestre, do “jeitinho” providencial, da prefeitura, do hospital, do banco. Às vezes parece que todos somos corruptos, e quem não entra na “jogada” não consegue fazer com que as coisas funcionem e só se da mal.


Bom vamos agora tentar entender o porque disso analisando as supostas origens.


Onde tudo Começou:

1 - A colonização da América Ibérica (portugueses e Espanhóis) foi uma colonização meramente exploratória, os exploradores vinham para cá buscando riquezas e posteriormente objetivavam regressar a Europa.

2 – A colonização da América Anglo-saxônica foi basicamente uma colonização de povoamento e definitiva, grupos de famílias dispostos a recomeçar, construir uma nova vida.

Esses dois modelos, expostos de maneira muito resumida e simplória, para efeito comparativo, são suficientes para se fazer algumas avaliações:

a) Segundo nossos historiadores mais confiáveis, nos início da colonização, que somente ocorreu de fato em 1532, os exploradores vinham buscar as reservas de riqueza, inicialmente as reservas de pau-brasil, armazenar até a chegada dos navios que vinham da metrópole, era uma tarefa temporária, os portugueses não estavam interessados em desenvolver o Brasil. Os que se estabeleceram em definitivo foram os degredados, desertores náufragos; toda sorte de gente não era bem vinda na Europa era mandada para cá. Durante todo o processo de colonização a mentalidade era essa, explorar, “sugar” para enriquecer a coroa portuguesa. No Brasil a imigração com a finalidade de povoamento só se deu a partir de 1802 (com a abertura dos portos às nações amigas) e com mais intensidade em 1822 com a independência. Nesse período mais de 4 milhões de imigrantes entre sírios, libaneses, espanhóis, alemães desembarcaram no porto de Santos para trabalhar e se estabelecerem definitivamente. Não é por acaso que São Paulo é a cidade mais rica e próspera do país.

O Contraponto:

b) A colonização norte-americana, por sua vez, se deu em grande parte, por a Inglaterra viver um momento conturbado, a religião oficial era a Anglicana e os seguidores das outras denominações protestantes eram duramente perseguidos, as cidades estavam saturadas pela migração do campo. A saída dessa crise econômica e religiosa era migrar para a América do norte, A primeira colônia inglesa estabelecida na América do Norte foi Jamestown, na Virgínia, em 1607. Os demais em Massachsusetts nos anos seguintes. A partir de então, milhares de protestantes se deslocaram para ali, dando origem à região conhecida como Nova Inglaterra.

Era uma colônia extremamente religiosa, formada por núcleos familiares, os índices de analfabetismo eram menores que o da própria Europa, para os colonos, a nova terra era uma espécie de terra prometida por Deus, a tônica era o trabalho e o progresso; saliento que outros povos ajudaram a colonizar a América do norte, a exemplo dos holandeses, alemães, irlandeses e escoceses, mas, a mentalidade era parecida a dos ingleses.


Onde queremos chegar:

Será que foi o acaso que tornou São Paulo a cidade mais próspera rica da América Latina ou foi fruto da colonização de povoamento?

Será que os EUA são a maior potência econômica do mundo por acaso?

Será também que foi o acaso quem moldou o caráter do povo brasileiro e do americano, já que temos a mesma origem colonizadora – a Europa?

Não que eu esteja dourando a pílula dos americanos, não é isso, nos EUA também há uma forte herança do puritanismo protestante que “mascara” a natureza e personalidade do povo. Inegavelmente nosso irmão mais novo tem uma postura muito mais ética que a nossa (irmão mais novo no sentido da colonização da América do Norte ter começado depois da nossa). Nossa cultura demorou a se desenvolver, os movimentos culturais só surgiram no Brasil em 1945, no pós-guerra, antes disso os movimentos seguiam as tendências européias, a exemplo do arcadismo e outros. Os modelos de educação formal até os dias de hoje ainda estão equivocados e ultrapassados. A primeira escola brasileira só foi criada em 1549 em Salvador, pelo Padre Manuel da Nóbrega, a educação ficava aos cuidados da Igreja Católica, por meio dos jesuítas, que a usava mais como instrumento de manipulação que propriamente de educação. A primeira instituição de ensino superior foi criada em 1808 quando a família real portuguesa resolveu se estabelecer no Brasil, (leia – fugir para o Brasil) a partir daí, muito tardiamente, que começamos a perceber por parte de Portugal não apenas a Necessidade de explorar, mas também de povoar e desenvolver. Do descobrimento até o início do século XVIII o Brasil viveu em trevas, em completo abandono, multiplicando os degenerados, desgraçados, exilados, naufragados e toda a escória que foi mandada para cá nos navio portugueses.

À guisa de conclusão:

A conclusão que chego é que não se trata de uma herança do pondo de vista genético, mas uma herança cultural, uma herança de mentalidade de caráter que perdurou por séculos a fio, e ainda perdura em alguns setores, fazendo com que nosso progresso, fosse atrasado em diversas esferas. Podemos ver nos movimentos, nas pessoas uma clara e nítida mudança de caráter, de perspectiva, afinal se pretendemos ser o país do futuro, se quisermos assumir a condição de potência mundial, precisamos estar preparados, culturalmente, politicamente e mais que isso precisamos ter ÉTICA!! É provável que não sejamos pura e simplesmente desonestos...mas Deseducados!