terça-feira, 6 de setembro de 2011

Site Americano diz que azeite de dendê tem cheiro de suvaco sujo!!

O site americano Ask man cuja especialidade é falar sobre “tudo”, inclusive se aventurar em dar palpites gastronômicos elaborou uma lista com as 10 piores comidas do mundo, em 10º lugar estava o nosso bom e velho azeite de dendê!!

Se não bastasse o site não ter nenhuma qualificação para falar sobre culinária ou gastronomia, o site é americano!! E qual a importância de uma opinião de um site desqualificado vindo de uma nação gastronomicamente desqualificada cujo símbolo culinário é um hambúrguer?

Vejam o que disse o site:

“Óleo de dendê é o meio de cozimento para grande parte dos alimentos fritos na região da Bahia - Brasil. É extraído das palmeiras local, e as origens de seu uso remontam aos métodos de cozimento de escravos Africanos. O gosto de qualquer coisa cozida no azeite é muito forte, mas é improvável que você chegar tão longe, como o cheiro é uma reminiscência de uma axila sem lavar”.

Primeiro eu gostaria de saber que tipo de suvaco esses caras andam cheirando! Olhe que pessoalmente não sou adepto ao azeite de dendê, mas como bom baiano que sou, tenho que reconhecer sua grande versatilidade na construção de incontáveis pratos da rica culinária de nossa terra. Rica em sabores e rica em cultura e história; que tem o respeito dos maiores e mais renomados chefes de cozinha do mundo!!

Os americanos nunca foram bons para inventar coisas, talvez para copiar e aprimorar. E essa regra também funciona na gastronomia, se é que se pode chamar comida americana de gastronomia, no máximo podemos dizer que é uma gororoba gordurosa e cheia de calorias, tais como Califórnia Roll, Cheeseteak e Hambúrguer e qualquer porcaria que serve para colocar dentro de um pão! Não é a toa que as autoridades de saúde dos EUA se preocupam com o índice de obesidade do seu povo. Se essa crítica viesse de um chef Francês ou brasileiro (sim, temos os maiores chefs do mundo) eu até que me preocuparia, mas uma coisa que os americanos ainda estão na idade da pedra é gastronomia.