segunda-feira, 15 de abril de 2013

Aula show - Aula de palhaço para palhaço.

Faz um tempo que percebo uma grande tendência nas escolas na atualidade, as AULAS SHOW. Por acaso hoje enquanto esperava para uma consulta médica não pude deixar de notar uma matéria veiculada no programa da Ana Maria Braga que tratava do assunto, um professor do Rio, denominado “pachecão”, ministrava suas aulas de física com muita rima, dança, música, paródia, vídeos, piadas, etc. Segundo ele, o objetivo era tornar o aprendizado mais divertido. A reportagem claro, tendenciosa como sempre (não podia deixar de ser na Globo) tratava do assunto como se ele fosse a salvação da educação brasileira e um ponto final na mediocridade dos nossos jovens. Vamos tecer algumas considerações a respeito desse tema:
Em primeiríssimo lugar não consigo conceber que uma matéria, a exemplo de Física, possa ser aprendida dessa maneira, Física é divertida para quem gosta de física, seja ela ministrada como for, se você não gosta de física, terá de aprender a gostar, se quiser um dia passar em um vestibular de uma universidade minimamente decente, uma aula show só serve para passar um conteúdo superficial, desestimula o raciocínio e estimula a famigerada decoreba. Os jovens da atualidade, fúteis, supérfluos, medíocres e formados de forma insuficiente, tanto na escola quanto em casa,  não conseguem distinguir diversão de obrigação, melhor dizendo, não conhecem o significado das palavras obrigação e disciplina! Uma coisa que dificilmente se vê ensinando nas escolas é uma matéria das mais importantes para toda a vida, chama-se DISCIPLINA.
O que um jovem desse fará ao longo da sua vida quando se deparar com situações que não são divertidas? Tais como problemas no trabalho, sustentar uma casa, criar um filho, conduzir uma empresa, etc; no que pese serem coisas gratificantes, não são coisas divertidas; e é preciso ensinar ao jovem de hoje que nem tudo na vida é diversão e entretenimento. Algumas coisas exigem dedicação, trabalho árduo e perseverança para serem obtidas.
A aula show, a bem da verdade, é uma ferramenta interessante, o problema surge quando muitas escolas usam-na como único recurso disponível. Não vejo escolas promovendo debates, feiras de ciência,  olimpíadas de matemática e outros meios que estimulem o raciocínio somente apostam nas famigeradas “aulas show”. O aluno decora, não sabe o que está decorando, acha bacana e fica feliz a escola satisfeita porque o aluno está feliz e todo mundo tranqüilo no seu faz de conta anti-educação. O grande problema, além de formar alunos mais medíocres do que os que já existem, essas escolas estão correndo o risco de terem desempenhos pífios em relação à aprovação de seus alunos em vestibular. No viés da história estão as universidades que ao contrário da mentalidade do ensino médio, estão cobrando justamente senso crítico, capacidade de raciocínio em suas provas.

Além de o vestibular cobrar senso crítico e raciocínio o MUNDO, A VIDA cobram senso crítico e raciocínio. Nem tudo é diversão, existem coisas que são forjadas com dedicação, perseverança e muita, mas muita disciplina. Querem fazer um teste? Dêem um pulo no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)  Umas das instituições de ensino mais respeitadas do país que forma os mais gabaritados profissionais da área de engenharia, que não deixam nada a desejar para qualquer outro curso no mundo! Pois é, dêem um pulo por lá e vejam se encontram algum professor ministrando aula show!!

segunda-feira, 11 de março de 2013

O Papa já vai? Já vai tarde!!


Faz alguns dias que estou relutando em escrever sobre esse tema e hoje acabei decidindo dizer alguma coisa sobre a renúncia do Papa. É incrível como um líder da igreja católica consegue ser o centro da atenção mundial. Isso é até compreensível já que além de líder do catolicismo é também um chefe de Estado.
O que eu poderia dizer sobre a renúncia do Papa? Vá com Deus! Já vai tarde? Até nunca mais? Explico:
JUVENTUDE DE HITLER:
Um homem que fez parte da juventude de Hitler; claro que os católicos saem com a desculpa que servir à juventude de Hitler era obrigatório na Alemanha da época, pois bem, várias famílias de boa índole, de caráter preferiram morrer a deixar seus filhos enfileirados na juventude de Hitler. Sendo assim, mesmo sendo de filiação obrigatória o jovem alemãozinho serviu a Hitler de bom grado. Isso não significa necessariamente que ele é um nazista, mas já é um bom indício, já que além da juventude (jovens de 14 a 18 anos) também serviu ao exército de Hitler e foi filho de um oficial de polícia do regime nazista, se não foi nazista pelo teve em algum tempo simpatia pelo regime deplorável, se é que não tem até hoje!!
ACOBERTAMENTO DE PEDÓFILOS:
Não estamos aqui dizendo que a organização que Ratzinger pertence defendeu pedófilos, não é isso, estamos dizendo que ELE o Papa, pessoalmente acobertou e deixou de punir diversos pedófilos pelo mundo. O papa não acobertou pessoas que sentem atração sexual por crianças somente, ele acobertou pessoas que ABUSARAM de crianças, ou seja, criminosos e estupradores. Fico me perguntando, o que faria dele melhor que as pessoas que ele acobertou?
MENTALIDADE RETRÓGRADA:
Em suas visitas pelo mundo o Papa sempre está reforçando suas idéias obsoletas retrógradas tais como a punição com o inferno para as pessoas que usam preservativos, pedindo que países laicos (tais como o Brasil) adotem o catolicismo como religião oficial, condenando pesquisas com células tronco dentre outras canalhices. Os católicos chamam ratzinger de conservador, os não católicos de retrógrado mesmo!
INQUISIDOR:
Quando cardeal o então papa era prefeito da congregação para a doutrina da fé. Essa congregação era denominada em outras épocas de INQUISIÇÃO! A bendita congregação para doutrina da fé é filha direta da inquisição. Dentre várias decisões retrogradas que tomou a mais notória para nós brasileiros, foi impor voto de silêncio ao ex frade Leonardo Boff por causa de suas opiniões marxistas.
Parando por aqui para não alongar demasiadamente a postagem só gostaria de corrigir o que disse no inicio. Não Papa, o senhor NÃO VAI TARDE, deveria ficar onde está, porque é o fiel representante dessa instituição podre (podre em toda sua história e podre agora mais que nunca), o senhor está exatamente no lugar onde deveria estar.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A chama eterna (e revoltante) da hipocrisia.


Vendo o noticiário matinal que tratava do tema “renúncia do papa” (diga-se de passagem essa renúncia está recheada de jogadas de marketing), mais uma denuncia grave veio a baila. O cardeal Keith O´Brian de 74 anos foi acusado de abuso sexual na década de 80. Faz-se necessário lembrar que um Cardeal é um alto dignitário da Igreja Católica e assiste diretamente o Papa, nem precisava dizer que os Papas são ex cardeais e são votados pelo Colégio de Cardeais. Se um homem que em tese poderia ser o sucessor de Paus Benedictus XVI (Bento XVI), ou seja, um “papabli” tem uma conduta moral tão indigna e deplorável, a pergunta que fica é: O que podemos esperar do escalão mais baixo da Igreja? Na verdade não precisamos esperar mais nada, os fatos já demonstram a realidade e respondem a pergunta. Existem exceções? Claro! Mas quando a conduta moral digna e reta passa a ser uma exceção têm um grande problema. O problema da hipocrisia.
O exemplo com a igreja católica foi só pontual, serviu para abrir o artigo por se tratar de uma notícia atual, o problema ocorre em todo meio religioso, mais sistemático no cristianismo e muito mais ainda no meio evangélico. Definitivamente o mundo não precisa de pregadores, o mundo precisa de pessoas que vivam de acordo com os seus valores morais. Um ser desprovido de moral, que assim se apresenta para o mundo e age como tal, é mais valoroso que um ser que se traveste de santo e é podre e nefasto. Quanto ao primeiro tipo, você pode fazer um juízo de valor e decidir se afastar, mas o segundo tipo, como é hipócrita e mentiroso, engana ludibria e causa prejuízos sérios a pessoas de boa fé.
Creio que o problema sistemático da hipocrisia no meio religioso se resume a um conflito de valores. Os valores supostamente determinados por Deus e os valores pessoais que muitas vezes não são compatíveis com os primeiros. O crente não tem condições morais de seguir o que “Deus” determina, logo, se traveste de valoroso para demonstrar que vive de acordo com tais ditames, mas no fundo não é capaz de vivê-los por não possuir arcabouço ético para isso e assim, passa sua existência em eterno conflito, prega a pureza e a santidade mas, em sua vida privada é tão desprezível quanto a de um rato que revolve o seu lixo no meio da noite. Estou falando dos padres que rezam a missa e ministram o sacramento pregam com fervor e logo em seguida são flagrados em suas alcovas em atos libidinosos, muitas vezes além de libidinosos são também criminosos como os pedófilos. Os pastores assassinos que são presos durante os cultos como ocorreu em Sumaré-SP, os que estupram e matam garotas de 10 anos, o que assassinou o Lucas Terra e assim por diante (os casos são inúmeros e sistemáticos). O mais interessante disso é que nem os presidiários, cujo arcabouço moral é tido como o mais primitivo e deficiente, toleram os estupradores e pedófilos, até mesmo o valor moral, rústico e primitivo de um criminoso, homicida, latrocida, etc; é capaz de repudiar esses atos praticados por pessoas que vociferam o nome de Deus com tanta veemência.
O criminoso, assassino, latrocida, seqüestrador, assaltante de banco, que assim é, que assim se apresenta e assim vive; tem mais valor que um engravatado com bíblia debaixo do braço que fala no nome de Deus, mas no fundo tem índole igual a do primeiro grupo. Para mim eles têm mais valor por serem autênticos. Com certeza você não travaria relações com um bandido confesso....mas poderia cometer o erro de ser seguidor de um assassino travestido de pastor (ou padre)!