Faz um tempo que percebo uma
grande tendência nas escolas na atualidade, as AULAS SHOW. Por acaso hoje
enquanto esperava para uma consulta médica não pude deixar de notar uma matéria
veiculada no programa da Ana Maria Braga que tratava do assunto, um professor do
Rio, denominado “pachecão”, ministrava suas aulas de física com muita rima,
dança, música, paródia, vídeos, piadas, etc. Segundo ele, o objetivo era tornar
o aprendizado mais divertido. A reportagem claro, tendenciosa como sempre (não
podia deixar de ser na Globo) tratava do assunto como se ele fosse a salvação
da educação brasileira e um ponto final na mediocridade dos nossos jovens. Vamos
tecer algumas considerações a respeito desse tema:
Em primeiríssimo lugar não
consigo conceber que uma matéria, a exemplo de Física, possa ser aprendida
dessa maneira, Física é divertida para quem gosta de física, seja ela ministrada
como for, se você não gosta de física, terá de aprender a gostar, se quiser um
dia passar em um vestibular de uma universidade minimamente decente, uma aula
show só serve para passar um conteúdo superficial, desestimula o raciocínio e
estimula a famigerada decoreba. Os jovens da atualidade, fúteis, supérfluos,
medíocres e formados de forma insuficiente, tanto na escola quanto em casa, não conseguem distinguir diversão de obrigação,
melhor dizendo, não conhecem o significado das palavras obrigação e disciplina!
Uma coisa que dificilmente se vê ensinando nas escolas é uma matéria das mais
importantes para toda a vida, chama-se DISCIPLINA.
O que um jovem desse fará ao
longo da sua vida quando se deparar com situações que não são divertidas? Tais como
problemas no trabalho, sustentar uma casa, criar um filho, conduzir uma empresa,
etc; no que pese serem coisas gratificantes, não são coisas divertidas; e é
preciso ensinar ao jovem de hoje que nem tudo na vida é diversão e
entretenimento. Algumas coisas exigem dedicação, trabalho árduo e perseverança
para serem obtidas.
A aula show, a bem da verdade, é
uma ferramenta interessante, o problema surge quando muitas escolas usam-na
como único recurso disponível. Não vejo escolas promovendo debates, feiras de
ciência, olimpíadas de matemática e
outros meios que estimulem o raciocínio somente apostam nas famigeradas “aulas
show”. O aluno decora, não sabe o que está decorando, acha bacana e fica feliz
a escola satisfeita porque o aluno está feliz e todo mundo tranqüilo no seu faz
de conta anti-educação. O grande problema, além de formar alunos mais medíocres
do que os que já existem, essas escolas estão correndo o risco de terem
desempenhos pífios em relação à aprovação de seus alunos em vestibular. No viés
da história estão as universidades que ao contrário da mentalidade do ensino
médio, estão cobrando justamente senso crítico, capacidade de raciocínio em
suas provas.
Além de o vestibular cobrar senso
crítico e raciocínio o MUNDO, A VIDA cobram senso crítico e raciocínio. Nem
tudo é diversão, existem coisas que são forjadas com dedicação, perseverança e
muita, mas muita disciplina. Querem fazer um teste? Dêem um pulo no ITA
(Instituto Tecnológico de Aeronáutica)
Umas das instituições de ensino mais respeitadas do país que forma os
mais gabaritados profissionais da área de engenharia, que não deixam nada a
desejar para qualquer outro curso no mundo! Pois é, dêem um pulo por lá e vejam
se encontram algum professor ministrando aula show!!
Um comentário:
Brilhante texto e brilhantes observações. Concordo plenamente! Parabéns!
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