quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

CURSO BÁSICO DE FILOSOFIA (Parte I)

A História da Grécia.
Pré-Homérico
séculos XX-XII a.C.

Sob o ponto de vista geográfico , podemos dividir o território grego em três regiões :
Grécia Continental , Grécia Peninsular e Grécia Insular .
O relevo grego é montanhoso e dificulta as comunicações internas.
O recortamento do litoral e a presença de ilhas facilitam a comunicação com o exterior .
Os primeiros povos indo-europeus a chegar á Grécia foram os aqueus , que dominaram os primitivos pelágios ,de origem desconhecida. Os aqueus fundaram diversas cidades , como Micenas a mais famosa . Os habitantes de Micenas entraram em contato com a ilha de Creta , surgindo a cultura creto-micênica. Dominaram os cretenses , destruindo Cnossos em 1400 a . C . Avançaram em direção a Tróia , na entrada do Mar Negro .
Os jônios e os eólios foram o segundo grupo a penetrar na Grécia . Integraram-se com os primeiros ocupantes , ampliando a população do mundo Grego. Os últimos a chegar foram os Dórios , por volta do século XII. Os dórios destruiram a civilização creto-micênica , provocando a Diáspora interna (origem dos Genos) e a externa (colonização) .

Período Homérico
séculos XII-VIII a . C

A Ilíada e a Odisséia – obras atribuídas a Homero- são fundamentais para o estudo do Período Homérico.
A Ilíada trata da destruição de Tróia pelos Gregos . Sua figura central é Aquiles .
A odisséia narra as viagens de Ulisses de volta ao seu Reino de Ítaca .
A célula básica da sociedade grega eram os genos .
Todos os descendentes de um mesmo antepassado viviam num mesmo lar. Este grupo de pessoas gozava de autonomia , possuía o seu chefe (pater-famílias ), o seu culto aos antepassados sua administração e sua própria justiça , baseada no costume .
A independência política estava baseada na independência econômica .
A economia baseava-se na administração da casa e a família procurava ser auto- suficiente . Era uma economia doméstica fechada .A propriedade era coletiva e o trabalho também . A desintegração desse sistema gentílico foi provocada por um problema interno : o crescimento da população não acompanhou o crescimento da produção .
O descontentamento ocasionado pela baixa da produção levou ao individualismo e ao afrouxamento dos laços familiares . A repartição dos bens e imóveis completou a desintegração dos Genos .
A desigualdade social , com o surgimento de diversas camadas sociais , foi umas das conseqüências mais direta da desintegração dos genos . Surgiram assim os grandes , os pequenos e médios proprietários ; muitos indivíduos ficaram sem terra , sendo obrigados a trabalhar por um salário miserável ou a mendigar .
O desaparecimento da unidade familiar criou condições para a formação de uma nova unidade política , através da união de tribos e vilarejos . Essa nova união deu origem a Cidade- Estado .
A Diáspora grega foi a colonização grega .
Dentre os fatores que que estimularam a colonização podemos citar :
a marginalização social devido a desintegração dos genos;
marginalização política das classes inferiores nas cidades gregas ;
crescimento populacional ;
diminuição da disponibilidade de terra ;
progresso técnico da navegação e espírito de aventura .
Os colonos mantinham com a metrópole um relacionamento cultural e econômico com as populações nativas , as relações dependiam de circunstâncias , podendo orientar-se pela força , pela persuasão ou pela diplomacia .

Perído Arcaico
séculos VIII-VI a . C

PERÍODO ARCAICO : ESPARTA
Esparta foi uma das primeiras Cidades –Estado a surgir na Grécia.
Em termos sociais Esparta apresentava 3 camadas básicas: os dórios, aqueus e os escravos. Os dórios eram a camada social dominante, eram guerreiros por excelência e recebiam uma educação militar especial. Os aqueus, habitantes da periferia, eram chamados de periecos; suas condições materiais eram boas, mas não tinham direitos políticos. Os escravos eram denominados hilotas. Não eram protegidos pela lei e a sua condição humana era uma das mais miseráveis do mundo antigo .
Na constituição espartana o poder legislativo era exercido pela Assembléia que tinha plenos poderes nas guerras e práticas religiosas. Os Reis executavam as determinações da Assembléia.
Nesse período houve uma guerra travada na Messênia, em duas etapas, provocando mudanças sensíveis na estrutura econômica, social e política de Esparta, por causa do grande número de escravos, que passaram a constituir uma ameaça permanente para os espartiatas. Uma das mudanças foi a divisão nas três camadas sociais básicas: dórios, aqueus e hilotas.
A constituição foi modificada. O poder passou para os gerontes, membros do conselho. Estes consultavam formalmente a Assembléia . O executivo era exercido pelos Reis e pelos éforos ( vigilantes do rei ).
A educação espartana visava exclusivamente o interesse do Estado. Limitava o espiríto crítico através do laconismo ( falar tudo de maneira sintética ) e da xenofobia (aversão a estrangeiros ).Para realizar a educação o Estado selecionava os mais fortes e os mais hábeis. Até os 7 anos as crianças ficavam com as mães; dos 7 aos 12 meninos e meninas recebiam educação cívica; dos 12 aos 17 anos os rapazes recebiam treinamento militar; submetendo-se no fim a provas da kripitia, que lhes permitia tornarem–se cidadãos.
O assassinato sistemático de escravos limitava o seu crescimento, afastando assim os perigos de revoltas. Mas o sistema limitava também o crescimento dos espartíatas. A mulher espartana era muito livre, dedicada ao Estado; a sua função era procriar os filhos e indispensáveis a supremacia do espartíatas.

O PERÍODO ARCAICO : ATENAS

Atenas , tornou-se capital da nova polis.
Era um núcleo situado na planície, a poucos quilômetros do mar e protegido por colinas . Dentre essas colinas se destacava um maciço rochoso de 100 metros de altura, que servia de ponto de refúgio e sobre o qual foi construída a Acrópole, ao mesmo tempo santuário e fortaleza.
No Período Arcaico, as três camadas sociais de Atenas eram formadas pelos eupátridas, georgoi e demiurgos. Os eupátridas eram os grandes proprietários que monopolizavam o poder político. Os georgoi eram os pequenos proprietários de terras pouco férteis das montanhas. Não podendo pagar as dívidas, alguns perdiam as terras tornando-se rendeiros, outros transformavam-se em marginais. Demiurgos eram os indivíduos que ocupavam uma posição intermediária; os artífices e os artesãos.

A EVOLUÇÃO POLÍTICA

A colonização provocada pela primeira Diáspora tinha ampliado os horizontes do mundo grego; o contato dos colonos com a metrópole era cada vez mais intenso; e o mar Egeu se transformou num ativo centro de comércio. Apesar de não ter participado ativamente da colonização, Atenas foi beneficiada devido a sua estratégica posição geográfica, transformando-se num centro distribuidor no meio do Egeu. Como resultado, os comerciantes e artesãos tornaram-se cada vez mais numerosos e iniciaram um processo de ascensão na escala social. E em breve eles começariam a fazer oposição a oligarquia dos eupátridas. Assim , as classes fortalecidas pelo comércio desejavam participar da vida política de Atenas, monopolizadas pelas aristocracias. As camadas mais pobres exigiam a repartição das terras e a limitação do poder aristocrático. Houve uma reforma iniciada pelos legisladores numa tentativa de solução pacífica para o conflito social e político.Dracón codificou a lei, até então oral. Sólon estabeleceu um critério econômico de participação política e aboliu a escravidão por dívida.
Os tiranos apareceram quando as tensões sociais se tornaram mais agudas; eles se aproveitaram das tensões sociais para tomar o poder. Os tiranos governavam em nome das camadas populares. Mas, foi Clístenes que realizou as reformas que implantaram a democracia em Atenas. O direito a participação política foi estendida a todos os cidadãos; a participação tornou-se direta, segundo o critério do sorteio, que tomava por base as 10 tribos políticas. O governo passou a ser exercido então por três poderes : legislativo (conselho e Assembléia ), judiciário e executivo. Foi instituído também o ostracismo, o exílio dos maus cidadãos .

Período Clássico
séculos V e IV a . C

Foi o período das hegemonias e imperialismos no mundo grego .
Começou com uma ofensiva contra os bárbaros persas e só terminou numa guerra fratricida entre os próprios gregos . Os confrontos armados demarcaram a sucessão de uma hegemonia sobre a outra .
A primeira potência dominante foi Atenas , seguida por Esparta e , finalmente , por Tebas .
As guerras pérsicas , projetaram a hegemonia ateniense , essa hegemonia durou até a guerra de Peloponeso , quando começou a hegemonia Espartana .
Seguiu-se um curto período de hegemonia Tebana , até que as guerras enfraqueceram as cidades gregas a tal ponto que nenhuma delas conseguia assumir a liderança do mundo grego .
Esta situação permitiu a intervenção de Felipe da Macedônia .
A guerra de Peloponeso , durou 27 anos e provocou grande enfraquecimento dos Estados em luta .
Atingida pela peste e num esforço desesperado , Atenas tentou uma expedição a Siracusa , perdendo milhares de barcos e homens .
Terminada a guerra de Peloponeso , começou a hegemonia de Esparta , que passou a dominar seus antigos aliados como fazia Atenas .

A CULTURA GREGA

A religião grega não tinha dogmas e o culto podia ser praticado da maneira que os fiéis bem entendessem .Nas orações os gregos pediam ajuda para as atividades práticas e não a salvação da alma .
O número de Deuses era grande; havia bastante semelhança entre deuses e heróis.
A religião grega era antropomórfica, isto é , os deuses tinham forma, defeitos e virtudes humanos ,mas eram imortais .
A origem dos deuses é explicada pelo mito de Cronos que devorava seus filhos. Zeus foi salvo por sua mãe Rea e conseguiu recuperar todos os seus irmãos que, juntamente com seus filhos , formaram o Olimpo .
A criação do homem é explicada pelo mito de Prometeu ; este roubou o fogo de Zeus e criou os homens ; Zeus quis destruí-los com um dilúvio ,mas Deucalião escapou e recriou a humanidade.
Os Deuses habitavam o monte Olimpo , onde se alimentavam de ambrosia , o manjar dos deuses .
Os deuses mais velhos , filhos de Cronos eram : Héstia , Demeter , Hera , Poseidon , Hades e Zeus .
Os deuses mais novos filhos de Zeus , eram : Ares , Afrodite , Apolo , Artemis Hefaístos , Atena , Hermes e Dionísio , o último deus a entrar no Olimpo.
Os grandes Heróis destacados por seus feitos eram : Perseu, Jasão, Teseu , Édipo e Hércules.
As lendas que contam as aventuras e dos deuses e dos heróis são chamados mitos . E o conjunto de mitos forma a mitologia .

O CULTO

O culto era realizado no jazigo da família , no túmulo dos heróis ou no templo , a moradia dos deuses . A prática do culto consistia em orações , libações( derramar vinho , óleo , azeite como oferenda para alguma divindade ) e sacrifícios . o culto da família era tradicional . O pai exercia as funções de sacerdote , realizando o culto em homenagem a Era e a Zeus e mantendo sempre acesso o fogo sagrado .
O nascimento , o casamento e o funeral eram acompanhados de cerimônias sagradas , das quais participavam toda a família . Anualmente havia festas de homenagem aos mortos .
A vida pública das cidade sofria grande influência da religião . Todas as cerimônias públicas eram precedidas por práticas religiosas .
Cada cidade tinha sua festa religiosa .
Em Atenas celebrava-se o culto de Dionísio , acontecimento muito apreciado pela população camponesa. Já as Grandes Dionísicas eram as celebrações urbanas , quando se realizavam os famosos concursos entre os autores dramáticos que deram origem as grandes obras do teatro ateniense .
As Grandes Panatenéias , em honra da deusa Atenas , eram celebradas de 4 em 4 anos , com concurso de música e canto , corridas de cavalo e outras competições esportivas ; finalizavam com uma procissão que percorria a via sagrada , para oferecer á deusa Atena um manto luxuoso . Era a festa mais importante da Cidade-Estado de Atenas .

OS GRANDES SANTUÁRIOS

Havia uma certa unidade religiosa entre os gregos , adoravam os mesmos grandes deuses . Os santuários mais famosos – Epidauro , Delos , Olimpia e Delfos –recebiam multidões de todas as partes da Grécia . Desejosos de conhecer o futuro , os gregos consultavam os deuses nos oráculos . Em Delfos , o deus Apolo falava pela boca da pitonisa , que entrava em transe depois de aspirar certos odores que saiam do meio das rochas .

OS GRANDES JOGOS

Para homenagear os deuses dos santuários , realizavam-se jogos pan- helênicos (que abrange todo o mundo grego ), em número de quatro : ístimicos , neméios , píticos e olímpicos . Os jogos olímpicos eram os mais famosos . Tinham lugar em Olímpia em homenagem a Zeus ; depois de 776 a . C . , passaram a realizar-se de quatro em quatro anos . Durante o período de jogos era decretada uma paz sagra da sendo proibido atacar os peregrinos . Os atletas juravam lealdade entre si , disputando em seguida seis provas: corrida , luta livre , pugilismo , lançamento de dardo , lançamento de disco e corrida de carros .Os vencedores recebiam uma coroa de louros e o privilégio de serem cantados pelos poetas . As mulheres não podiam participar . Os atletas homens em geral não usavam roupa .

OS MISTÉRIOS

A preocupação dos gregos com a vida após a morte explica a grande difusão do orfismo e dos mistérios . Os mistérios eram cerimônias que permitiam entrar em contato coma divindade e conseguir a felicidade eterna . As pessoas mais pobres também podiam entrar nos mistérios .Todos deviam guardar segredo da iniciação recebida.

O TEATRO E FILOSOFIA

Do ponto de vista cultural , Atenas não era superada por nenhuma outra cidade grega . Lá viveram os maiores pensadores e artistas do mundo grego ; e alguns deles da própria humanidade . As atividades teatrais se desenvolveram sobretudo com o culto de Dioniso , durante os concursos que se realizavam em sua homenagem . Cada participante concorria com três peças . A encenação das peças era feita exclusivamente por autores masculinos que usavam máscara e representavam também os personagens femininos .
Os maiores poetas trágicos foram :Ésquilo , que exultou a glória de Atenas e dos deuses justiceiros, Sófocles : suas obras mostram heróis que lutam contra as armadilhas do destino e Eurípides : mais preocupado com os problemas do homem .
O comediógrafo mais importante foi Aristófanes que procurou satirizar os costumes e as novidades da época .
A filosofia grega se divide em antes de Sócrates e depois de Sócrates .
os maiores filósofos gregos foram : Sócrates , Platão e Aristóteles .
O grande poeta grego foi Pindaro , célebre pelas odes aos atletas que participavam dos jogos Olímpicos .

A ARTE GREGA

A arte grega estava profundamente ligada a religião e atingiu seu ponto máximo em Atenas . Havia harmonia simplicidade e equilíbrio e uma decoração que perfeitamente adaptada ao conjunto constituíam as marcas da arte grega . Os trabalhos tinham caráter coletivo sendo construídos em ateliês . Um dos mais belos monumentos construídos pelos gregos foi a Acrópole de Atenas . No trabalho dos ceramistas , também havia perfeição com perfeito domínio da técnica de escultura com cenas expressivas de animais e agrupamento de pessoas . Os templos eram construídos com blocos de pedra talhada , de tal modo ajustados que dispensavam o uso de argamassa . Os templos eram a principal manifestação da arquitetura grega – obedeciam a três estilos : dórico , jônico e coríntio . O legado cultural dos gregos para a humanidade abrange todos os setores da vida humana . Da filosofia ao teatro grego que até hoje vive com suas tragédias cheias de vida .
Também a ciência alcançou grande desenvolvimento entre os gregos : a matemática de Euclides e os teoremas de Tales ou Arquimedes foram incorporados definitivamente ao patrimônio cultural da humanidade .
O conhecimento do corpo humano recebeu grande impulso com Hipócrates .
O regime democrático grego que funcionou com perfeição em Atenas serviu de exemplo para todos os povos . Os gregos também legaram á humanidade o ideal esportivo , que eles desenvolveram nos jogos pan- helênicos , com seus concursos , sobretudo nos jogos olímpicos . Apenas no campo da técnica a contribuição pode ser considerada modesta . Nesse setor , destacaram-se a cultura de vinha da oliveira , da construção naval e na arte da navegação .

CURIOSIDADES

Um terço da população grega morava em Atenas .
Brincar de ioiô , gangorra e saltar carniça era comum entre as crianças da Grécia Antiga .
Para os gregos Terça-feira é dia de azar.
A Grécia Antiga era formada por Estados separados , cada um centrado em torno de uma cidade .
As duas maiores cidades foram Atenas e Esparta .
Em todas haviam casas, prédios do governo , templos e uma praça chamada de ágora , onde as pessoas se encontravam e faziam compras .
No campo os agricultores plantavam cevada para fazer pão e mingau , azeitonas para fazer azeite e uvas para fazer vinho . Também criavam cabras , ovelhas e abelhas .
Os pobres moravam em casas simples . Os ricos tinham casas enormes , com os aposentos em volta de um pátio . Havia cozinha , banheiro com encanamento e quartos separados para os homens , as mulheres e os escravos .
Os rapazes ricos de Atenas iam para a escola pela manhã e á tarde faziam ginástica. As moças ficavam em casa aprendendo a fiar e a tecer .
As oliveiras eram consideradas sagradas pelos gregos antigos , quem cortasse uma delas poderia ser condenado a morte .
Os gregos cozinhavam com o azeite , usavam-no nas lamparinas e até tomavam banho nele . A moeda da Grécia Antiga era o Talento .

HOMERO como educador

Os mitos gregos, recolhidos pela tradição, recebem forma poética e são transmitidos oralmente pelos cantores ambulantes conhecidos como aedos e rapsodos, que os recitam de cor em praça pública.
Dentre eles, destaca-se Homero, provável autor das epopéias Ilíada e Odisséia. A primeira trata da Guerra de tróia e a outra trata do retorno de Ulisses a Ítaca, após a Guerra de Tróia. Não é muito seguro que Homero tenha realmente existido, e pelo estilo dos dois poemas alguns estudiosos julgam que são obras de autores diversos, de diferentes épocas.
Hesíodo, outro poeta que teria vivido por volta do final do século VIII e princípios do VII a.C. produz uma obra com característica já voltada para a época que se inicia, ou seja, a busca da individualidade. Ainda assim, predomina a crença nos mitos.
Na época da aristocracia guerreira, descrita sobretudo nas epopéias de Homero , a educação visa à formação cortês do nobre.
A criança nobre permanece em casa até os 7 anos, quando é enviada aos palácios de outros nobres a fim de aprender, como escudeiro, o ideal cavalheiresco. Também são contratados preceptores, que dão uma formação integral baseada no afeto e no exemplo.
Para os homens gregos as crianças eram educadas para proferir palavras e realizar ações, isto é, para participar da assembléia dos nobres e atuar nas guerras.
No período arcaico, que se segue nos tempos homéricos, e também na época clássica, continua a prevalecer a influência cultural das epopéias na educação. São elas que relatam as ações dos deuses e transmitem os costumes, a língua, os valores éticos e estéticos. Durante anos figuras divinas serviram de modelo de excelência moral e física para jovens gregos.
De início os poemas são transmitidos oralmente e, mesmo com o advento da escrita, ainda são recitados de cor em praça pública, e seus textos oferecem os temas básicos de toda educação escolar.

Referências:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo: Ed. Moderna, 1992.

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